A CIN, líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, é uma das entidades envolvidas na requalificação do tabuleiro inferior da ponte Luiz I, no Porto, obra da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal. Inaugurada em 1886, esta ponte histórica, que liga a margem norte à margem sul do rio Douro, permitindo a passagem do Porto para Vila Nova de Gaia, representa um dos mais recentes projectos de grande envergadura da CIN.
Embora a marca esteja presente em muitos projectos de reabilitação, o carácter histórico desta obra revelou-se um grande desafio. Ana Luísa Seara, responsável de marketing técnico da CIN Performance Coatings explica que “a Ponte Luiz I é composta por uma estrutura metálica mista, com muitos detalhes que exigem especiais cuidados nos trabalhos de requalificação e pintura.”
A obra, que teve início a 14 de Outubro de 2021, vai permitir requalificar o tabuleiro inferior da emblemática ponte do Douro.
Para este projecto, a CIN forneceu uma solução para a protecção anticorrosiva da estrutura metálica, constituída pelo C-POX® PRIMER ZN810, um inovador primário rico em zinco, C-POX® PRIMER ZN205, um revestimento epóxi multifuncional pigmentado com óxido de ferro micáceo, pigmento que pela sua forma lamelar potencia a protecção anticorrosiva, e C-THANE® S258, um esmalte poliuretano alifático brilhante de excelente resistência à intempérie e à radiação ultravioleta, com performance comprovada na vizinha ponte D. Maria Pia, um projecto de 2009 onde a CIN esteve também envolvida.
Por sua vez, a protecção do betão é assegurada pelo produto C-CRYL® W680 MATT, um produto com Marcação CE, caracterizado pelas suas excelentes propriedades anticarbonatação.
Com um amplo portfólio nesta área, a CIN já deu cor a várias pontes de norte a sul do país. São várias as referências de obras realizadas em betão, com especial destaque para a Ponte Infante Dom Henrique, Ponte Internacional Vila Nova de Cerveira, Ponte de Mosteiró, Viaduto sobre a autoestrada A4, Ponte da Figueira da Foz e Viaduto sobre o Rio Vouga na autoestrada A1, situadas na região Norte.
Por outro lado, no centro do país, distingue-se o Viaduto da Cachofarra, Viaduto Sul da Ponte da Lezíria na Autoestrada A10 e o Viaduto sobre o rio Trancão na autoestrada A1.
Infraestruturas de renome, como a Ponte 25 de Abril (Lisboa), Ponte de São João (Porto), D. Maria Pia (Porto), Ponte Ferroviária de Caminha (Viana do Castelo), Ponte D. Luís (Santarém) ou mesmo a Ponte Eiffel (Viana do Castelo), foram também alguns exemplos nos quais a CIN esteve presente com os seus produtos.