Habitação

Carmo Wood lança nova gama de moradias em madeira



                      Carmo Wood lança nova gama de moradias em madeira
Imagens cedidas pela Carmo Wood

A portuguesa Carmo Wood lançou esta semana as suas novas linhas de casas modulares: Nature Homes, Green Villas e Golden Villas. Com arquitetura contemporâneaconforto térmico e construção em madeira maciça (CLT), estas casas apresentam-se como “uma alternativa real à construção tradicional, combinando sustentabilidaderapidez de execuçãopreço fixo e múltiplas possibilidades de acabamentos – com ou sem madeira exposta, consoante o gosto do cliente e o contexto arquitetónico”.

Este lançamento representa uma nova etapa na estratégia de crescimento da Carmo Wood, que prevê que este segmento represente entre 10% e 15% da sua faturação já em 2025, com potencial para duplicar no ano seguinte. Para isso, a empresa reforçou a capacidade fabril e as equipas técnicas, investindo cerca de um milhão de euros no desenvolvimento dos modelos, protótipos, otimização da linha de produção e estrutura de acompanhamento ao cliente.

Em comunicado, a empresa refere que “num momento em que a crise na habitação se agrava — com escassez de oferta, aumento dos custos da construção tradicional e entraves no licenciamento —, estas casas surgem como uma solução eficaz, acessível e rápida de implementar. A recente alteração à Lei dos Solos veio abrir novas perspetivas para projetos que aliam inovação, sustentabilidade e adaptação ao território”.

Com uma média de construção de cinco meses e preço fechado desde o primeiro dia, sem derrapagens nem revisões de obra, as novas casas da Carmo Wood oferecem uma experiência “sem surpresas”. O modelo industrializado — com produção em linha e montagem rápida no terreno — permite prazos curtos com controlo absoluto de qualidade e orçamento. Uma diferença clara face aos dois ou três anos de espera da construção convencional.

Projetadas para se adaptarem ao estilo de vida de cada cliente, as novas moradias Carmo Wood “combinam rapidez e sustentabilidade com liberdade total de configuração. O cliente pode escolher os acabamentos e adaptar a planta às suas necessidades, sem comprometer prazos ou custos. São também uma solução atrativa para investidores ou empresários do setor de hotelaria e turismo que valorizam durabilidade, estética e velocidade de execução”.

As soluções são chave na mão, podendo incluir projeto de arquitetura, fundações, acabamentos e paisagismo, e cumprem todos os trâmites legais e exigências técnicas aplicáveis às construções em betão. Também no acesso ao financiamento bancário, a solidez técnica da Carmo Wood garante processos simplificados.



“O maior mito sobre casas em madeira é que não duram. As nossas são projetadas para mais de 100 anos, com madeira tratada, proteção contra fogo e humidade e manutenção mínima. A diferença para uma casa tradicional está no planeamento, na eficiência e na honestidade: na Carmo Wood o preço é fechado no dia um, e em cinco meses entregamos a casa pronta. Sem surpresas, sem atrasos, sem desculpas”, afirma João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering.

A nova gama habitacional da Carmo Wood inclui três linhas distintas, adaptadas a diferentes perfis de cliente, estilos de vida e orçamentos. As Nature Homes são a escolha ideal para quem procura uma primeira habitação familiar ou uma casa funcional e eficiente, com três tipologias disponíveis, áreas a partir dos 70 m² e construção em madeira lamelada com isolamento capoto. As Green Villas elevam a proposta, com dimensões entre os 120 m² e os 240 m², acabamentos contemporâneos, e uma combinação de madeira, vidro e pedra, ideais para quem valoriza design, eficiência energética (Classe A+) e integração com a paisagem. No topo da oferta estão as Golden Villas, com áreas entre os 180 m² e os 400 m², soluções de luxo sustentável, materiais de alta qualidade e integração de energias renováveis — pensadas para projetos de autor ou clientes que procuram o expoente máximo de sofisticação, conforto e sustentabilidade.

“O investimento do cliente final para uma casa destas pode situar-se significativamente abaixo do custo de uma casa equivalente em alvenaria. É o caso do primeiro projeto já em fase final de construção, em Sobral de Monte Agraço, onde uma família optou por uma Nature Home, com investimento de cerca de 180 mil euros”, acrescenta o responsável.

PUB
PUB