A Brico Depôt, especialista no setor da renovação e bricolage, anunciou o reforço do seu compromisso com “um modelo de negócio cada vez mais responsável, sustentável e inclusivo, em total alinhamento com os objetivos globais do seu grupo-matriz, Kingfisher”.
O compromisso referido está refletido no Relatório de Negócio Responsável 2025, que apresenta os principais avanços das diferentes insígnias do grupo - incluindo a Brico Depôt Ibéria - em áreas estratégicas como a sustentabilidade ambiental, a igualdade de oportunidades, a economia circular e o apoio às comunidades locais.
No que diz respeito à sustentabilidade e à redução da pegada ambiental da empresa, a Brico Depôt Ibéria mantém os avanços na melhoria da eficiência energética das suas lojas, através da instalação de iluminação LED, de melhorias nos sistemas de climatização e utilização de energias renováveis. Especificamente, entre 2024 e 2025, 92% da eletricidade utilizada pelo grupo teve origem em fontes renováveis, contribuindo para uma redução de 66% nas emissões de CO₂ nas operações diretas desde 2016 e 2017.
A empresa afirma que também continua a promover a venda de produtos mais sustentáveis. No final de 2024, mais de metade das vendas diziam respeito a produtos incluídos na categoria “Sustainable Home Products”.
Como parte do seu compromisso Net Zero, a Brico Depôt arrancou no ano passado um projeto de descarbonização colaborativa com fornecedores estratégicos, disponibilizando ferramentas, partilhando conhecimento e alinhando ambições com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica das emissões de âmbito 3 em toda a cadeia de abastecimento até ao ano de 2050. No que diz respeito às emissões de âmbito 1 e 2, atualmente 100% da eletricidade consumida pelas lojas Brico Depôt na Ibéria provém de fontes renováveis.
Em paralelo, também está a ser desenvolvido um conjunto de roteiros estratégicos para as diferentes gamas de produtos. Estes têm como objetivo contribuir para a redução das emissões de âmbito 3, através de melhorias no design, maior eficiência energética e diminuição do uso de combustíveis fósseis, entre outras medidas.
No que concerne o aprovisionamento ético, foi implementado um plano específico para garantir que todos os fornecedores cumprem os direitos humanos e asseguram condições laborais adequadas nas suas fábricas, abrangendo mais de 200 fornecedores.
Ao nível da inclusão e empregabilidade, a Brico Depôt Espanha consolidou o seu compromisso com a igualdade de género no setor da construção através do programa Construímos Juntas. No último ano, esta iniciativa promoveu workshops de formação em competências para remodelação, dirigidos a jovens estudantes e a mulheres desempregadas ou em risco de exclusão social. Também lançou o primeiro diretório de mulheres profissionais da construção e bricolage em Espanha, destacando o talento feminino num setor tradicionalmente masculinizado. Estas ações fazem parte do objetivo global da Kingfisher de melhorar a representação feminina em cargos de liderança, que já atinge 39,8% dos cargos de gestão.
Mais de 3.200 colaboradores do grupo concluíram, no último ano, programas de formação no âmbito do objetivo de alcançar 20.000 qualificações formais até 2030. Na Ibéria, os colaboradores da Brico Depôt tiveram acesso a formação contínua através da plataforma digital LEO, bem como a programas de apoio ao bem-estar emocional e físico, incluindo workshops e apoio psicológico cofinanciado.
Assumindo o seu compromisso com as comunidades, Brico Depôt participou em várias iniciativas solidárias, com o objetivo de responder a situações de emergência e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
A marca contribuiu com produtos e apoio logístico em projetos de ajuda humanitária, alinhando-se com o objetivo do grupo de melhorar as condições de vida de dois milhões de pessoas em situação de carência habitacional até 2026 - uma meta que já foi alcançada a nível global.
Por outro lado, a Fundação Brico Depôt Ibéria tem como missão melhorar as condições de vida das pessoas mais vulneráveis, através da reabilitação de habitações e espaços comunitários em Portugal e Espanha. Esteve também presente na resposta a situações de emergência, colaborando no apoio às comunidades afetadas pelas inundações provocadas pela DANA na região de Valência, através da criação de um fundo de emergência para angariação de fundos e da entrega de produtos de primeira necessidade.
Todas estas iniciativas “refletem o compromisso social da empresa e a sua aposta em gerar um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde opera”.
Alex Munujos, CSR & Sustainability Manager da Brico Depôt Ibéria, comenta em comunicado que “na Brico Depôt Ibéria, acreditamos que fazer bem as coisas não é uma opção, mas sim uma responsabilidade. Por isso, trabalhamos todos os dias para oferecer soluções mais sustentáveis, promover a inclusão no setor e gerar um impacto positivo nas nossas comunidades. Este relatório reflete os progressos de todo o grupo, mas também o de cada loja, de cada colaborador e de cada cliente que aposta num futuro melhor”.