Localizado no bairro da Graça, em Lisboa, o empreendimento de luxo Terraços do Monte representa um investimento superior a 40 milhões de euros, promete tornar-se um dos edifícios emblemáticos da cidade. «Será um edifício icónico em toda a Lisboa e um dos projetos da Vanguard que mais dará que falar em Portugal», sublinhou José Cardoso Botelho, CEO Vanguard Properties, na apresentação do projeto.
O Terraços do Monte conta com 15 apartamentos distribuídos por cinco pisos, com tipologias T2, T3 e T5, e preços que variam entre dois e quatro milhões de euros. O empreendimento dispõe ainda de duas penthouses com terraços privativos e áreas espaçosas, cada uma no valor um pouco acima de 10 milhões de euros.
O empreendimento oferece também 55 lugares de estacionamento e um conjunto de amenities de excelência, como piscina interior e exterior, ginásio, banho turco, sauna, jardim e serviço de concierge. A construção do empreendimento vai ser financiada em 60% pelo Banco Montepio.
O empreendimento tem assinatura dos arquitetos Nuno Mateus e José Mateus da ARX Portugal Arquitectos e o interior design a cargo de Gracinha Viterbo. O design do projeto é caracterizado por linhas simples e depuradas, materiais intemporais e uma atenção minuciosa aos detalhes. A utilização de cores suaves, pedra e azulejo reinterpreta a tradição lisboeta.
As amplas janelas do edifício enquadram a beleza do casario antigo e o rio Tejo, permitindo que a luz natural e a cidade invadam os espaços interiores. As cozinhas combinam funcionalidade e design, enquanto as janelas com caixilharias de alta performance contribuem para a redução do consumo energético. O sistema de domótica integrado promove a eficiência energética e o bem-estar, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e o respeito pelo meio-ambiente.
“É um edifício repleto de pequenos detalhes. Em termos de qualidade de acabamentos, será o nosso principal edifício e o mais sofisticado que já desenvolvemos em Portugal”
Segundo José Cardoso Botelho, CEO Vanguard Properties, «este projeto será um marco na paisagem de Lisboa devido à sua localização privilegiada, linhas arquitetónicas, serviço e qualidade dos materiais. Terraços do Monte vai proporcionar aos seus residentes uma qualidade de espaços e um conjunto de serviços únicos e de excelência. Trata-se, de facto, de um projeto inovador e inigualável em Portugal que marcará a diferença».
Morosidade no licenciamento atrasou lançamento do projeto
«Adquirimos o terreno em março de 2016, mas só agora podemos avançar com o projeto devido a questões de licenciamento. Foram quase 10 anos de espera para ser licenciado, o que exemplifica bem os problemas de licenciamento em Portugal. Não há justificativa para este atraso. Na hasta pública, estavam definidos os critérios urbanísticos e eles estavam integralmente cumpridos».