Entre janeiro e abril, o volume de contratos de empreitada de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, ascendeu a 1.376 milhões de euros, traduzindo um crescimento homólogo expressivo de 82%.
No conjunto das modalidades de contratação, foram celebrados e registados no Portal Base 3.933 contratos de empreitadas de obras públicas, num montante global de 1.781 milhões de euros, o que representa variações homólogas de 36% em número e de 68% em valor, concluiu a AICCOPN, no Barómetro das Obras Públicas. No que respeita aos contratos celebrados por Ajuste Direto e Consulta Prévia, observa-se uma diminuição de 41% face ao montante registado no mesmo período do ano anterior.
Concursos promovidos
Até ao final de abril deste ano, o montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados fixou-se em 4.310 milhões de euros, o que representa uma variação de -4% face ao mesmo período de 2024. Este resultado traduz uma recuperação significativa face à variação homóloga acumulada até março de -33%, impulsionada, em larga medida, pelo lançamento do concurso da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, com um valor base de 600 milhões de euros.