Estatísticas

Valor dos contratos de concursos públicos aumentou no arranque do ano



                      Valor dos contratos de concursos públicos aumentou no arranque do ano
Fotografia de Freepik.

Em janeiro, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, atingiram 318 milhões de euros, praticamente o dobro dos 159 milhões de euros registados no mesmo mês de 2024, de acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Relativamente aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, apura-se, neste primeiro mês de 2025, uma redução de 22% em termos homólogos, para 25 milhões de euros.

No mês de janeiro, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 754 milhões de euros, refletindo uma quebra de 63% em termos homólogos.

No entanto, esta variação decorre exclusivamente da abertura, em janeiro de 2024, do concurso para a Linha Ferroviária de Alta Velocidade, entre Porto e Oiã, no valor de 1.661,4 milhões de euros. Excluindo este concurso, verificar-se-ia um aumento de 102% no montante global deconcursos promovidos.

Em termos globais, o valor dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no portal Base, ascenderam a 353 milhões de euros, representando um expressivo acréscimo de 69% em termos homólogos.

PUB
PUB