Em janeiro, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, atingiram 318 milhões de euros, praticamente o dobro dos 159 milhões de euros registados no mesmo mês de 2024, de acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Relativamente aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, apura-se, neste primeiro mês de 2025, uma redução de 22% em termos homólogos, para 25 milhões de euros.
No mês de janeiro, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 754 milhões de euros, refletindo uma quebra de 63% em termos homólogos.
No entanto, esta variação decorre exclusivamente da abertura, em janeiro de 2024, do concurso para a Linha Ferroviária de Alta Velocidade, entre Porto e Oiã, no valor de 1.661,4 milhões de euros. Excluindo este concurso, verificar-se-ia um aumento de 102% no montante global deconcursos promovidos.
Em termos globais, o valor dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no portal Base, ascenderam a 353 milhões de euros, representando um expressivo acréscimo de 69% em termos homólogos.