No primeiro semestre deste ano, o montante global dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 5.894 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7%, face aos 4.494 milhões de euros registados no período homólogo, indica o recente Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN.
Até ao final do mês de junho, o valor dos contratos de empreitada de obras públicas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizou 2.276 milhões de euros, o que representa um crescimento significativo de 85%, face ao valor registado no mesmo período de 2024. Neste âmbito, destaca-se que o diferencial entre os contratos celebrados e os concursos de empreitadas lançados na mesma modalidade ascende a 3.618 milhões de euros desde o início do ano.
Relativamente aos contratos de empreitada celebrados nas modalidades de Ajuste Direto e Consulta Prévia, verificou-se uma redução de 18% em termos homólogos.
Assim, o valor total das empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base, no primeiro semestre deste ano, totalizou 2.828 milhões de euros, montante que traduz um acréscimo de 67% face ao primeiro semestre de 2024.