Projetos

Thomas & Piron investe 300 milhões na criação de 760 casas em Sacavém

Thomas & Piron investe 300 milhões na criação de 760 casas em Sacavém
Clarissas - vista aérea

«O Clarissas é um projeto residencial com uma localização estratégica, dada a proximidade a Lisboa, e que pretende transformar Sacavém numa zona de habitação prime», afirma David Carreira, Country Manager da Thomas & Piron.

Com um horizonte de desenvolvimento de praticamente uma década, até 2034 a promotora imobiliária de origem belga estima investir mais de 300 milhões de euros no desenvolvimento deste projeto de construção nova, que irá decorrer em quatro fases distintas. O objetivo é arrancar com as obras e a comercialização das primeiras unidades já no próximo ano.

Em causa está a construção de uma nova urbanização, que contempla uma área residencial constituída por 37 edifícios em dez lotes, que irão somar cerca de 760 apartamentos nas tipologias T1 a T5, incluindo penthouses e duplex, e cujos valores de venda arrancarão nos 195.000 euros. Todos os apartamentos terão varandas ou terraços e estacionamento privativo, sendo que em alguns dos edifícios, as casas terão também acesso a equipamentos exclusivos, como piscina ou jardins privativos.

Com arquitetura a cargo do ateliê Saraiva+ Associados, o projeto vai nascer num terreno histórico, com uma área total de cerca de 10 hectares, onde no século SVI foi construído o antigo Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres e a atual Igreja Matriz de Sacavém, e que mais tarde viria a ser ocupado pelo Quartel de Sacavém. Com vista para o reio Tejo, em plena zona ribeirinha, esta localização confere-lhe acesso direto ao Parque Tejo e à ponte pedonal de liga Lisboa e Loures, beneficiando de uma rede consolidada de transportes públicos e de acessos rodoviários.

Ao todo serão irá criadas 83.400 m² de nova habitação e 9.000 m² de zonas comerciais e de serviços, além de 30.000 m² de zonas verdes, equipamentos sociais e de serviços, além de 2.400 lugares de estacionamento – dos quais 1.800 privados e 700 públicos, incluindo um parque subterrâneo com capacidade para 180 viaturas. Adicionalmente, contempla a reabilitação da Praça da República, no centro de Sacavém, a construção de uma rede de infraestruturas e ainda a criação de espaços comerciais e zonas verdes na sua envolvente.

«Em parceria com a Câmara Municipal de Loures, a construção deste empreendimento vai incluir um grande investimento em infraestruturas e reabilitação urbanística», diz David Carreira

 

Clarissas, Sacavém
Clarissas, vista geral

Forte aposta na sustentabilidade

Com arquitetura a cargo da Saraiva + Associados, o Clarissas aposta num «conceito de habitação inovador e sustentável», realça o promotor, assegurando que «todos os apartamentos foram pensados para serem eficientes e energeticamente “amigos” do ambiente».

Esta é uma preocupação que está presente desde a fase de design e de escolha de materiais, privilegiando produtos e soluções produzidos e transformados em Portugal, numa estratégia que também visa reduzir a sua pegada ecológica. Outra aposta passa pela criação de cerca de 30.000 m² de zonas verdes e de lazer, estando ainda prevista a incorporação de novas formas de produção de energias renováveis.

PUB
PUB