Foi inaugurado esta quinta-feira pelo Presidente da República o novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja, que representa a criação de 300 novos postos de trabalho.
Este novo edifício tem um total de 235.000 metros cúbicos de volumetria, e é, segundo a Sonae, o maior entreposto refrigerado de Portugal, e o primeiro do país a ser distinguido com a certificação Leed Gold pelo United Stages Green Building Council. A sua expansão vai permitir, segundo a empresa, «aumentar a capacidade e a rapidez de abastecimento às lojas Continente da região centro e sul do país».
O novo entreposto é parte de um investimento de 50 milhões de euros que inclui também a ampliação do entreposto da Maia, cuja obra está prevista para o próximo ano.
A Sonae MC conta assim com 5 entrepostos em Portugal, numa área total de 200.000 metros quadrados, que empregam 2.500 pessoas. Apoiam mais de 1.000 supermercados e lojas das cadeias Continente, Bom dia, Meu Super, Go Natural e Bagga, entre outras.
O DV recorda que em agosto a empresa inaugurou a central fotovoltaica da Azambuja, através da Elergone Energia. Com uma potência de três MWp e produção anual de quatro GWh, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura da Península Ibérica, representando um investimento de 2 milhões de euros, que gera 30% das necessidades energéticas do entreposto, evitando a produção de mais de 1.000 toneladas anuais de CO2.