A Sonae Sierra e o Grupo Casais anunciaram esta terça-feira uma nova parceria para o desenvolvimento de projetos Build to Rent em Portugal, assentes em modelos de construção industrializada.
No âmbito desta parceria, a Sonae Sierra vai liderar a estratégia de promoção, gestão de ativos e relação com investidores, e o Grupo Casais vai atuar como parceiro tecnológico industrial, ficando responsável pelo desenho e construção dos ativos com base em modelos de construção industrializada.
O objetivo é desenvolver vários projetos de habitação deste género nas principais áreas urbanas do país, nomeadamente na Grande Lisboa e no Grande Porto, “consolidando uma visão de longo prazo para o setor residencial em Portugal, assente na sustentabilidade, na eficiência construtiva e na gestão profissional dos ativos”.
Em comunicado, as empresas referem que “num contexto de forte pressão sobre o mercado habitacional, esta parceria pretende contribuir para a profissionalização do setor de arrendamento residencial em Portugal. A abordagem conjunta garante projetos com elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e eficiência, orientados à criação de valor a longo prazo”.
Alexandre Fernandes, administrador da Área de Developments, da Sonae Sierra, refere que “o segmento Build-to-Rent exige escala, eficiência e, sobretudo, uma gestão profissional e consistente ao longo do tempo. É precisamente essa combinação de competências que esta parceria vem trazer ao mercado português. O nosso objetivo é afirmar a Sonae Sierra como um dos principais promotores e operadores de edifícios Build-to-Rent em Portugal, através da criação de um portfólio de referência nas principais cidades”, refere.
"O nosso papel estratégico passa por fornecer a infraestrutura técnica e tecnológica que permite aos promotores institucionais entregar os melhores ativos ao mercado," salienta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais. "A industrialização permite-nos desenhar e construir verdadeiras infraestruturas residenciais de longo prazo, com maior previsibilidade, menor risco de obsolescência e excelente desempenho energético. Esta parceria demonstra a nossa capacidade de atuar como parceiro tecnológico: nós criamos edifícios robustos e evolutivos que resistem ao tempo, enquanto a Sonae Sierra lidera a promoção, gestão e a operação profissional destes mesmos ativos".
Primeiro projeto da parceria será desenvolvido no Porto
Carvalhido é o nome do primeiro projeto de Build to Rent desta joint venture. Terá cerca de 200 fogos com tipologias T0 a T2, com elevados padrões de qualidade construtiva, eficiência energética e conforto. Insere-se numa zona urbana consolidada com boas acessibilidades e proximidade a transportes públicos, serviços e equipamentos.
Este projeto é concebido de raiz para arrendamento de longo prazo, beneficiando “de uma abordagem integrada onde a Sonae Sierra assegura o modelo de gestão e operação, capitalizando sobre um ativo cuja qualidade, durabilidade e eficiência na manutenção são garantidas pela construção industrializada do Grupo Casais”.
Os trabalhos preparatórios em fábrica já arrancaram, e a construção inicia-se já em abril. A conclusão está estimada para o final do próximo ano.