A Ala Poente do edifício de passageiros da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, poderá vir a ter uma residência universitária com pelo menos 173 camas.
A Infraestruturas de Portugal anunciou o concurso no seu site a 2 de agosto, onde se pode ler que «no âmbito do “Protocolo de desenvolvimento de alojamento para universitários na envolvente de estações ferroviárias na Área Metropolitana de Lisboa”, celebrado a 30 de janeiro de 2020, entre a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP), a IP Património S.A. (IPP), o Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, foi desenvolvido um conjunto de ações de modo a permitir estabilizar as condições técnicas, níveis de serviço mínimos e obras adicionais a realizar no edifício de passageiros (EP) de Santa Apolónia tendo em vista a instalação de uma residência universitária na Ala Poente daquele edifício».
Esta residência terá «um mínimo de 173 camas», numa área total de 4.840 metros quadrados. O prazo da subconcessão é de 35 anos.
«Dado tratar-se de uma subconcessão de uso privativo de áreas de um edifício que alberga diversas atividades, core (serviço ferroviário) e não core (atividade comercial), implica a existência no objeto da subconcessão de algumas áreas partilhadas assim como a inclusão da obrigação de execução de algumas obras, fora do objeto do futuro contrato, pelo subconcessionário», refere também o anúncio.
Estão em causa «a partilha de alguns acessos verticais e horizontais do EP que constituem acesso a espaços sob utilização de outras entidades, CP / IPP / Grupo IP, ou ainda, caminhos de circulação ou evacuação para a via pública das diversas áreas funcionais/comerciais hoje existentes».
As obras «fora do objeto do contrato» justificam-se «pela necessidade de otimização das áreas a subconcessionar, relocalizando alguns dos serviços de apoio à operação da estação ferroviária (vigilantes e prestador de serviços/limpeza da estação) assim como face à necessidade de conclusão do processo de requalificação das fachadas exteriores, sistema de iluminação decorativa, iniciado com a subconcessão para instalação de unidade hoteleira na Ala Nascente».
Os interessados em participar neste concurso para a subconcessão da residência universitária devem apresentar as suas propostas até às 17h de 29 de outubro.