A Salvador Caetano e a Stadler assinaram, no Porto, uma aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários na cidade de Ovar, distrito de Aveiro.
Esta parceria tem como principal «objetivo do futuro investimento» a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021. O investimento vai ser complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, distrito do Porto.
A Stadler e a Salvador Caetano têm interesses mútuos no setor da mobilidade e estão unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade, o que facilitou a materialização desta aliança estratégica.
De acordo com comunicado, o acordo vai «dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros sectores industriais»
Peter Spuhler, presidente da Stadler, afirmou que está convencido de que «a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objetivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa».
Já Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano, salienta que «este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler, fabricante líder no setor ferroviário e reconhecida pela qualidade e excelência, irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios atuais».