Está em consulta pública até dia 7 de abril a Operação de Loteamento da Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, promovida pela Alves Ribeiro SA e pela St. Julian’s School.
O projeto prevê uma área de intervenção da operação de loteamento de 510.053 metros quadrados, onde serão construídos 21 lotes, num total de mais de 255.000 metros quadrados de construção acima do solo, com as finalidades de habitação (308 fogos), comércio, serviços, hotel (até 308 unidades de alojamento) e um equipamento escolar privado.
Esta operação de loteamento é abrangida pelo Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul. Prevê a cedência de 42.452 metros quadrados à autarquia, onde serão construídos equipamentos de cariz social, educativo, cultural e desportivo.
A descrição sumária do projeto refere também que a área a ceder ao domínio público vai ascender a 214.920 metros quadrados, incluindo espaços verdes públicos (Parque Urbano) e infraestruturas territoriais, como arruamentos, passeios, ciclovias e estacionamento de apoio à praia de Carcavelos.
Na memória descritiva do projeto, pode ler-se que «a distribuição do uso residencial no território regeu-se pela escolha dos locais mais protegidos do ruído, com melhor qualidade do ar, valorizando a proximidade do Parque Urbano e da praia, havendo simultaneamente a preocupação de correlacionar as densidades propostas na área da intervenção com as densidades existentes na envolvente».
Já o hotel ficará «situado na fronteira a poente e a sul com o Parque Urbano, beneficiando do enquadramento que aquele espaço verde lhe confere e da relação privilegiada com a frente de mar e praia. Face à especificidade, risco e volatilidade da atividade hoteleira, foi selecionada a localização que reúne mais potencial para assegurar o sucesso operacional desta unidade, importante para o incremento do turismo e do emprego da zona», pode também ler-se.
A zona dedicada ao comércio e serviços será «inspirada no comércio de rua tradicional em que parte das suas áreas comerciais serão desenvolvidas de modo a criar um espaço urbano com as suas próprias praças e ruas pedonais, complementadas por edifícios de serviços, localizados sobre os lotes confinantes com a Av. General Eduardo Galhardo». Por outro lado, «como forma de promover a vivência e apoiar o usufruto do Parque Urbano, está prevista a implementação de uma área de restauração com 300,00m², localizada a sudeste do referido Parque, a qual beneficia de uma privilegiada vista sobre a área informal de desporto livre».