Entre janeiro e julho deste ano, o montante global dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 6.971 milhões de euros, mais 1.058 milhões de euros do que em igual período do ano passado. Trata-se de um aumento de 18%, mostra o Barómetro das Obras Públicas publicado pela AICCOPN.
Durante este tempo, o valor dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados no âmbito de concursos públicos somou os 2.835 milhões de euros, um aumento de 61% face ao registado em igual período de 2024. Neste contexto, a AICCOPN destaca o diferencial entre os contratos celebrados e os concursos lançados na mesma modalidade, que ascende a 4.136 milhões de euros desde o início do ano.
Já no que concerne os contratos de empreitada celebrados nas modalidades de ajuste direto ou consulta prévia, registou-se uma descida de -8%.
Assim, o montante total das empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base, até julho de 2025, totalizou 3.520 milhões de euros, valor que traduz um acréscimo de 53% face ao período homólogo.