O setor da construção deverá acelerar este ano, com a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas a projetar um crescimento significativo.
Para 2025, a associação estima que o setor desempenhe um papel crucial na evolução da economia nacional, prevendo-se um aumento de 4% na produção total, em termos reais, no ponto médio do intervalo de previsão.
No setor da construção, o Valor Bruto da Produção (VBP) terá registado um crescimento de 3% em 2024, refletindo a resiliência do setor perante desafios significativos, como a escassez de mão de obra, a evolução do preço das matérias-primas.
Entre os segmentos do setor da construção, destacou-se a engenharia civil, impulsionada pelo investimento público financiados por fundos europeus, como o PRR e o Portugal 2030. Os segmentos habitacional e de edifícios não residenciais também registaram evoluções positivas, embora de forma mais moderada
No ano transato, a economia portuguesa registou um crescimento moderado de 1,7% no PIB, impulsionado pela dinâmica do consumo privado e do investimento.
Para 2025, projeta-se uma ligeira aceleração da atividade económica, estimada em 1,9%. Este avanço será impulsionado pela esperada manutenção da tendência de redução das taxas de juro, pela recuperação dos salários reais e pelo aumento do investimento público, fatores que deverão reforçar tanto o consumo privado como o investimento.