Arrendamento Acessível

Porto vai ter 87 novas casas para arrendamento acessível

Porto vai ter 87 novas casas para arrendamento acessível
A apresentação do projeto foi feita durante a reunião de Executivo de segunda-feira.

Na rua de Faria Guimarães, no Porto, vai ser construído um edifício que irá criar mais 87 novas habitações para o mercado de arrendamento acessível. A estimativa de investimento para esta construção foi estimada em 15 milhões de euros.

O projeto vencedor que irá criar estas 87 novas habitações, num terreno de quase quatro mil metros quadrados cedido pelo IHRU, já é conhecido: entre as 13 propostas recebidas, o júri decidiu atribuir o primeiro prémio à Pablo Rebelo e Pedro Pereira. A apresentação do projeto foi feita durante a reunião de Executivo de segunda-feira, pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha.

A empresa será convidada a desenvolver o projeto através de procedimento de ajuste direto, sendo que as novas habitações deverão estar disponíveis no segundo semestre de 2026. As 87 novas habitações serão divididas em 28 de tipologia T1, 54 T2 e cinco T3, distribuídos em seis pisos, e ocupando uma área de edificação de 11.320 metros quadrados. Serão, ainda, criados 90 lugares de estacionamento privativo.

A proposta da Pablo Rebelo e Pedro «integra-se na envolvente de forma muito adequada, resolvendo, de forma coerente, a ocupação da parcela, face à sua posição no contexto urbano alargado», de acordo com as palavras do júri. O projeto vencedor inclui áreas verdes «que contribuem para a coerência da solução e para a qualidade das habitações, filtrando a relação com os arruamentos principais e criando uma área mais reservada e interior de fruição».

De referir que estas novas casas fazem parte do Programa Municipal de Promoção de Habitação com Rendas Acessíveis que, com os já apresentados projeto em Lordelo do Ouro, Monte Pedral ou Monte da Bela, tem em perspetiva a criação de 1.610 as novas habitações.

PUB
PUB