Penafiel vai receber um novo hospital privado, num acordo entre o município de Penafiel e o grupo económico “Trofa Saúde”. A futura unidade hospitalar vai ser construída na freguesia de Guilhufe e Urrô, nas redondezas do Hospital Padre Américo, de acordo com comunicado avançado no site da Câmara Municipal de Penafiel.
A nova unidade hospitalar representa um investimento estimado de 50 milhões de euros, a ser executado num prazo de 5 anos. Com uma área bruta de construção de 12.000 metros quadrados, o investimento neste novo hospital em Penafiel vai criar mais de 400 postos de trabalho, 120 postos de trabalho e 300 indiretos.
Prevê-se que sejam «realizados 205.000 atendimentos, 26.300 atendimentos de urgência, 148.000 análises clínicas, 49.000 exames de imagiologia, 6.070 diárias de internamento e 1.500 cirurgias, atingindo um volume de negócios anual médio de 20.000.000», lê-se em comunicado.
A nova Unidade de Saúde do Trofa Saúde em Penafiel será constituída por todas as valências da prestação de cuidados de saúde, ambulatório, bloco operatório, urgência de adultos, internamento, laboratório e serviços de imagiologia e radiologia, de acordo com comunicado.
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, sublinha que o investimento num novo hospital privado é «uma ótima notícia para Penafiel e para a região» que salvaguarda «o reforço da rede de cuidadores de saúde no nosso território, que é tão necessária, pela grande sobrecarga que o Hospital Padre Américo sofre diariamente».
“Vai contribuir para o desenvolvimento do nosso tecido empresarial e gerar postos de emprego, muitos deles qualificados”
O autarca explica que «este novo equipamento vai ainda contribuir para o desenvolvimento do nosso tecido empresarial e gerar postos de emprego, muitos deles qualificados». De sublinhar que o investimento surgiu no âmbito do Regulamento de Concessão de Apoio ao Investimento Estratégico.
Para o Presidente do Conselho de Administração do grupo Trofa Saúde, António Vila Nova de Azevedo Costa, «este é um investimento que nos deixa muito felizes e realizados. Estamos representados em praticamente toda a região Norte, mas faltava-nos a presença na região do Tâmega e Sousa. Penafiel foi a nossa primeira opção e estou convicto de que vai ser uma parceria de sucesso. Com esta unidade de saúde privada, queremos assegurar mais acessibilidade desta população aos cuidados de saúde e ser um complemento ao serviço público existente».