Formação

Ordem dos Engenheiros – Região Sul promove formação em Inteligência Artificial

Ordem dos Engenheiros – Região Sul promove formação em Inteligência Artificial

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) está a promover o programa de formação em Inteligência Artificial “IA – Da academia para o mundo real”, com o principal objetivo de disseminar o conhecimento sobre esta tecnologia, em particular nas áreas da engenharia e otimização de processos.

O programa de formação, inicialmente desenvolvido pela Microsoft em colaboração com o INSEAD, uma das maiores e mais importantes escolas de negócios do mundo, conta agora com a coordenação de Luís Faria Filipe, coordenador do Programa Estratégico de Inteligência Artificial no ISEG-EE; com a colaboração de Manuel Dias, membro do Conselho Executivo da Microsoft, e Bernardo Pinto, coordenador dos Programas Executivos em IA no ISEG.

Este programa está dividido em duas sessões complementares: Conceitos fundamentais, e Jornada Prática. A primeira decorre nos dias 8 e 9 de outubro, em formato híbrido, durante a qual serão abordados os temas de enquadramento desta tecnologia, definição de estratégias para a criação de valor institucional com casos reais de utilização, AI-ready, AI responsável e IA Generativa.

Durante a sessão Jornada Prática, que decorre a 21 de outubro em formato presencial, na sede da OERS, será implementado um caso real, tendo por base os conhecimentos adquiridos. Em ambos os casos, as inscrições estão abertas até 30 de setembro, também para não membros da Ordem dos Engenheiros.

António Carias de Sousa, presidente do Conselho Diretivo da OERS, acredita que «a valorização e melhoria contínua das competências dos engenheiros são prioridades para a OERS, e é com muito orgulho que proporcionamos esta formação e facultamos ferramentas para que os Engenheiros sejam mais inovadores, competitivos e aptos para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro. Afinal, a IA tem um impacto significativo em vários domínios, auxilia na otimização de sistemas complexos, na deteção precoce de falhas e na manutenção preditiva», refere em comunicado de imprensa.

Mais informação e inscrições podem ser encontrados na página da Ordem dos Engenheiros – Região Sul.

PUB
PUB