A Ordem dos Arquitectos lançou um novo inquérito, no âmbito do Observatório da Profissão. O inquérito online, desenvolvido por investigadores do CESOP, desta vez, destina-se exclusivamente aos diplomados em Arquitetura que nunca se inscreveram na Ordem, trabalhem ou não no setor.
O objetivo do estudo passa por conhecer o estado da Arquitetura em Portugal e, com recurso a dados concretos, poder desenhar-se o futuro da profissão. O questionário, que estará em curso até 11 de junho, conta com as mais relevantes faculdades portuguesas e outras entidades como parceiras na sua divulgação.
Após o sucesso atingido com o resultado muito positivo obtido no inquérito anteriormente realizado que tinha como alvo os membros da Ordem dos Arquitectos, a OA entende que é «agora tempo de auscultar também estes profissionais e obter dados da sua realidade e atividade profissional».
Gonçalo Byrne, presidente da OA, apelou à participação de todos os profissionais, bem como à divulgação dos membros junto da sua rede: «depois do sucesso do primeiro questionário aos membros é, pois, agora essencial ouvirmos também aqueles diplomados que nunca se inscreveram na Ordem, percebermos as áreas em que atuam e as suas preocupações para que, juntos, possamos compreender a realidade da profissão, em Portugal, e desenhar perspetivas fundamentadas e eficazes para o seu futuro».
As conclusões obtidas nos dois inquéritos serão anunciadas no terceiro trimestre do ano. O objetivo do Observatório da Profissão passa por ser um importante pilar para a Ordem dos Arquitectos, enquanto instituição, e estruturante, no que respeita à ação dos arquitetos e à arquitetura em si, contribuindo para a afirmação da OA enquanto agente de promoção da inovação e melhoria das condições da prática da profissão.