Nos primeiros quatro meses de 2022, assistiu-se a um acréscimo de 2,7% no número de fogos licenciados em construções novas, em termos homólogos, o equivalente a 10.297 fogos licenciados.
Como indica a Síntese Estatística da Habitação, elaborada pela AICCOPN, as licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, emitidas pelas Câmaras Municipais, apresentam um ligeiro decréscimo de 0,8%, face a período homólogo.
No que diz respeito à concessão de novos créditos à habitação pelas instituições financeiras, de janeiro a abril, verificou-se um crescimento de 19,8% face ao mesmo período do ano passado, totalizando 5.475 milhões de euros. O consumo de cimento no mercado nacional teve um acréscimo de 3,8% em termos homólogos.
De referir ainda que, o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de crédito bancário, no mês de março, teve uma valorização de 13%, em termos homólogos, face às variações de 14,7% nos apartamentos e de 8,3% nas moradias.
Na Madeira, de destacar o número de fogos licenciados em construções novas, que, nos doze meses terminados em abril de 2022, foi de 874, o que corresponde a um aumento de 80% quando comparado aos 485 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.