Porto

Novo Terminal Intermodal de Campanhã já abriu ao público

Novo Terminal Intermodal de Campanhã já abriu ao público
Foto: CMP

É «uma nova era de mobilidade». O novo Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, já foi inaugurado, um investimento de 13,2 milhões de euros na infraestrutura por onde «vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade», segundo a autarquia.

Para Rui Moreira, este «é um marco histórico para a reorganização de todo o sistema de transporte público do Porto e um passo crucial para a descarbonização da cidade. Cumpre-se uma prioridade assumida pelo Município do Porto de promoção do cidadão multimodal» e da aposta no transporte público eficiente e sustentável, salientou o autarca.

Da autoria de Nuno Brandão Costa, trata-se de uma intervenção numa área de 50.000 metros quadrados, com 24.000 metros quadrados de área bruta total de construção, e área ajardinada de 4,6 hectares, que representam «a maior cobertura verde alguma vez implantada num edifício público do Porto».

O terminal vai juntar autocarros, comboio, metro, táxis ou parque de estacionamento com capacidade para 230 automóveis e 100 bicicletas. Terá capacidade para até 1.000 serviços por dia e 120.000 passageiros diários. O objetivo é retirar tráfego de transportes públicos de concelhos vizinhos do centro da cidade, nomeadamente reduzir em 1.776 toneladas equivalentes de petróleo na baixa do Porto.

Rui Moreira afirmou durante a inauguração que «aqui, onde as linhas se encontram, podemos assegurar que demos mais um passo para que a nossa cidade seja mais confortável e mais interessante», pode ler-se no site da autarquia. «Cumprimos um dos nossos maiores desígnios: reabilitar as politicamente esquecidas ‘zona oriental’ e ‘freguesia de Campanhã’, que, para nós, sempre foram prioritárias em termos estratégicos e de investimento», conclui.

PUB
PUB