Obras Públicas

Novo parque de estacionamento em Entrecampos em execução pela Casais



                      Novo parque de estacionamento em Entrecampos em execução pela Casais
O Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, visitou a obra.

O Grupo Casais está a desenvolver um conjunto de infraestruturas – como parque de estacionamento, jardins, passeios e arborização – na zona de Entrecampos, em Lisboa, com o objetivo de dar apoio ao projeto de habitação a custos controlados na Avenida das Forças Armadas.

Este projeto é o maior pólo de construção camarária de renda acessível em Lisboa: 476 apartamentos destinados à classe média ou população jovem à procura de primeira habitação. O loteamento vai avançado agora em velocidade cruzeiro, estando concluídos os lotes 4, 5 e 9, num total de 19.140 metros quadrados de área de construção e 192 apartamentos concluídos e distribuídos através de concurso.

O Parque de estacionamento do loteamento de Entrecampos está em fase avançada de construção. O edifício do parque de estacionamento é composto por cinco pisos subterrâneos, com uma capacidade total de 586 lugares de estacionamento. No piso 0, ficarão todos os serviços de apoio ao parque: instalações sanitárias públicas masculinas e femininas, integrando cada uma delas cabines para pessoas de mobilidade reduzida. Nos pisos -4 e -5, concentram-se os restantes espaços técnicos e de serviço ao parque.

Esta obra pública foi adjudicada à Casais Engenharia e Construção pela Lisboa Ocidental SRU no final de 2022, sendo que o início dos trabalhos começaram em janeiro de 2023. O prazo de execução previsto é de 1.030 dias, divididos entre 180 dias de trabalhos de arqueologia e 850 dias de execução. O Focus Group venceu o concurso público promovido pela Lisboa Ocidental SRU, para a elaboração dos projetos para o edifício do Parque de Estacionamento Subterrâneo.

Inserido num loteamento localizado numa zona central de Lisboa e em total renovação, o edifício de 18.920 metros quadrados de área de construção destina-se a estacionamento de veículos. Relativamente à área de jardim, ocupa cerca de 10.000 metros quadrados, distribuídos de forma equitativa, entre a cobertura do parque de estacionamento e o espaço a nascente entre este e os edifícios de Habitação de Renda Acessível. A banda sobre a cobertura do estacionamento destina-se a um recreio refletido também na localização de equipamento lúdico e pavimento infantil.

O Presidente da sociedade Lisboa SRU Ocidental, Gonçalo Nuno dos Santos Costa, refere que «este estacionamento vem suprir as necessidades dos habitantes e visitantes permitindo concluir as obras de todo o Quarteirão de Entrecampos, devolvendo este espaço à cidade de Lisboa».

Por sua vez, António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, enfatiza que «este é um projeto que está alinhado com o nosso compromisso de contribuir para a criação de impacto positivo na sociedade. Esta obra, que apoia o projeto de construção de habitação a custos controlados que estamos a desenvolver no loteamento das Forças Armadas, mostra uma intervenção completa, que fornece, de forma organizada, as condições necessárias a esta infraestrutura»

Segundo o Focus Group, «pretendeu-se com este equipamento apresentar uma solução para o estacionamento público desta zona de modo a servir as necessidades dos serviços, comércio e habitações locais existentes e previstas», para além da sua proximidade a vários polos da Universidade de Lisboa.

PUB
PUB