A Mercadona arrancou a construção do seu novo bloco logístico em Almeirim, num investimento total de 225 milhões de euros para a execução do projeto, onde atualmente participam mais de 25 fornecedores de obra portugueses. O novo bloco logístico deverá estar operacional durante o ano 2024.
O bloco será construído num terreno com 440.000 metros quadrados, adquirido pela cadeia de supermercados espanhola, sendo a área de construção total de cerca de 120.000 m², contando com um armazém de frio de 47.000 m², um armazém de secos com 50.000 m² e edifícios destinados a serviços gerais e escritórios.
Bloco logístico vai criar 500 novos postos de trabalho
Durante a fase de construção serão empregadas mais de 180 pessoas, muitas delas do distrito de Santarém. O bloco logístico vai criar 500 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade até ao final de 2024.
O Bloco Logístico de Almeirim vai ter cerca de 15.000 painéis solares, o que corresponde a 6,5 milhões de euros do investimento total. A empresa garantirá que 25% das necessidades energéticas para o funcionamento deste bloco logístico será energia verde, um total de 9GWh por ano.
Para assinalar este momento do início da construção estiveram presentes o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, a Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos, e o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, que conheceram em primeira mão o projeto da Mercadona em Almeirim acompanhados por Inês Santos, Diretora de Relações Institucionais, e Carlos Lopes, Diretor de Logística.
«É muito importante apostar no interior do país»
António Costa Silva assinala que «é muito importante apostar no interior do país, e o Ribatejo, especialmente Almeirim, tem uma localização muito importante em termos logísticos e a logística é a espinha dorsal no funcionamento da economia. Os blocos logísticos têm um papel muito importante e a Mercadona faz aqui um investimento de 225 milhões de euros, expandiu-se de forma apreciável no nosso país e vai continuar».
Carlos Lopes, Diretor de Logística, enfatiza que «estamos a assinalar, hoje, um dos maiores marcos do projeto Mercadona em Portugal, não só porque se trata do investimento mais relevante, mas também porque reafirma o compromisso da empresa com o país. Além do importante impacto económico que terá em Almeirim e em todo o Ribatejo, este bloco logístico tornará a cadeia de abastecimento da Mercadona mais eficiente e oferecerá um melhor serviço à nossa rede de lojas em Portugal»