Projetos

Nova urbanização vai nascer junto ao Palácio da Ajuda



                      Nova urbanização vai nascer junto ao Palácio da Ajuda
Loteamento urbano da Quinta das Damas.

Na zona envolvente do Palácio da Ajuda, em Lisboa, num terreno com 34.258.77 metros quadrados, vai nascer o loteamento urbano da Quinta das Damas. No total, serão construídos 135 fogos habitacionais, uma pequena área comercial com 150 m², uma escola e espaços verdes para uso público (jardim, parque infantil e ainda uma pequena área ajardinada).

O loteamento urbano da Quinta das Damas está em consulta pública até 6 de fevereiro. O início da fase de construção está previsto para outubro de 2024 e prevê-se que termine em agosto de 2028, ou seja, 4 anos e 10 meses.

O Estudo de Impacte Ambiental foi realizado pois «o terreno onde se pretende desenvolver o loteamento se localiza na Zona Especial de Proteção do Paço da Ajuda/ Palácio da Ajuda, ou seja, numa área sensível. Como tal, existe a obrigatoriedade legal estabelecida pelo Regime Jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental», lê-se no documento.

O loteamento, subdivide-se em 3 grandes componentes e que são:

Habitação – a implantar no Lote 1, que possui uma área de 8.146.81 metros quadrados, serão construídos 135 fogos habitacionais, ainda uma pequena área comercial com 150 m². O número de pisos acima do solo varia entre 3 a 5 adaptando-se ao declive do terreno.

Escola com 30 salas de aula – será construída no Lote 2 com uma área de 6264.38 m² e terá 30 salas de aula e capacidade para 600 alunos. A área de implantação será 3300 m² e a área total de construção 12.000 m². Esta escola será um estabelecimento de ensino particular.

Espaços verdes – de uso coletivo serão uma área de cedência ao município de 19.847.58 m², para uso público incorporam um jardim, um parque infantil, localizados a Sul da Alameda dos Pinheiros, e ainda uma pequena área ajardinada junto ao Lote 1.

PUB
PUB