O projeto promovido pela Avenue, localizado na Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, com um investimento de 150 milhões de euros, entra na fase final de construção, com a Mota-Engil a assumir a empreitada.
Atualmente, três dos quatro edifícios do Fernão Magalhães 127 - Fogo, Ar e Água - encontram-se em comercialização, com cerca de 50% das unidades vendidas, o que corresponde a mais de 45% da totalidade do projeto.
A entrada da Mota-Engil nesta última fase representa um avanço estratégico, garantindo a continuidade da construção de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade, segurança e eficiência. Depois do sucesso do Bonjardim, concluído em 2024, e da atual colaboração no projeto Nolipa, no Campo Grande em Lisboa, as duas empresas voltam a unir esforços.
Aniceto Viegas, CEO da Avenue, afirma que “o Fernão Magalhães 127 é a expressão clara do compromisso da AVENUE com o Porto e com o desenvolvimento de projetos urbanos de elevada qualidade, integrados no tecido da cidade e assentes em princípios de sustentabilidade. A parceria com a Mota-Engil nesta nova fase reforça a confiança num projeto que representa um passo decisivo e que já está a contribuir de forma estruturante para a valorização e transformação desta área urbana”.
Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, refere que “o Fernão Magalhães 127 representa a materialização de uma ambição partilhada com a Avenue, a de entregar à cidade do Porto um conjunto habitacional e de escritórios que combina localização privilegiada, qualidade arquitetónica, compromisso com a sustentabilidade e um novo padrão de viver urbano. A renovação da parceria da Avenue com a Mota-Engil Engenharia para a construção deste empreendimento reforça a dedicação à requalificação urbana em zonas centrais, com sensibilidade para a cidade e para quem nela vive, numa parceria de valor e responsabilidade”.
O responsável acrescenta que “acreditamos firmemente que o Fernão Magalhães 127 será um marco urbano de referência, e que este projeto irá contribuir de forma significativa para a dinamização e valorização da cidade do Porto. Agradecemos à Avenue a confiança renovada e reafirmamos o nosso compromisso na execução deste projeto com o máximo rigor, padrões de qualidade e profissionalismo”.

A empreitada apresenta um avanço relevante, com cerca de 70% da estrutura executada, e um dos edifícios já a alcançar o 15º piso. O empreendimento insere-se no segmento médio-alto e tem atraído sobretudo investidores, com maior procura por tipologias T0 e T1, e famílias, que privilegiam apartamentos T2 e T3, em função da funcionalidade das tipologias e das áreas comuns disponíveis.
Recorde-se que o Fernão Magalhães 127, localizado numa das principais artérias da cidade do Porto, tem vocação predominantemente residencial e integra 334 apartamentos, com tipologias entre T0 e T3+1, distribuídos por quatro edifícios independentes, com acessos autónomos.
O projeto apresenta um conceito mixed-used combinando 2 unidades comerciais ao nível do piso térreo e 17.500 m² de escritórios distribuídos por três pisos, num total aproximado de 49.000 m² de área bruta de construção.
Com uma forte componente de sustentabilidade, o Fernão Magalhães 127 conta com soluções de eficiência hídrica e produção energética através de painéis fotovoltaicos. Conta com certificação AQUA+, WiredScore e Classe energética A. Os escritórios contam ainda com a certificação BREEAM.