A Mercadona aumentou a sua capacidade logística no Bloco Logístico da Póvoa do Varzim, investindo 24,5 milhões de euros na construção de uma nova nave de 12.000 metros quadrados.
O novo armazém foi construído num lote de 50.000 metros quadrados, adjacente ao que já está em funcionamento desde 2019, e «vem dar resposta à evolução do projeto de expansão da empresa em Portugal».
Estes 12.000 metros quadrados passarão a armazenar frutas e legumes que saem diariamente para os supermercados da Mercadona em Portugal. 3.000 metros quadrados deste complexo serão também dedicados à gestão de embalagens, através de uma colaboração com a Logifruit.
Este lote tem 17.000 metros quadrados de zonas verdes e 100 lugares de estacionamento, incluindo carregamento de veículos elétricos, ligados à rede MOBI.E.
Carlos Lopes, Diretor do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, destaca: «estamos muito orgulhosos com a expansão do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que representou, além da criação de mais emprego local, uma grande aposta na garantia de melhor serviço às nossas lojas, tendo em conta as necessidades dos “Chefes” (clientes). Acreditamos que esta é uma evolução natural para respondermos às necessidades de expansão em Portugal e esperamos que com o reforço da rede logística continuemos a assegurar a satisfação dos portugueses que escolhem diariamente a Mercadona como o seu supermercado de confiança».
Por seu turno, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, afirma que «o impacto, dimensão e peso que uma empresa internacional como a Mercadona tem na economia local reflete-se significativamente também ao nível do aumento do emprego no nosso concelho, até porque metade do número total de colaboradores nestas três unidades reside na Póvoa de Varzim. O Município da Póvoa de Varzim continuará a apoiar o investimento no nosso concelho, especialmente por parte de empresas como a Mercadona, de base familiar e assentes em políticas de preocupação ambiental».
De recordar que a Mercadona arrancou a operação do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim com duas naves em 2019, num investimento de 60 milhões de euros, que já ascende a 84,5 milhões de euros, somando 3 naves e uma área total de 100.000 metros quadrados, onde se empregam 350 pessoas.
Mais recentemente, a empresa anunciou o desenvolvimento de um futuro bloco logístico na zona de Almeirim, em Santarém. O arranque das obras está previsto para este ano.