A Melom e a Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), que opera no setor de obras residenciais, fechou o primeiro semestre deste ano com um desempenho positivo, “confirmando a sua posição de liderança e o crescimento sustentável do mercado”.
Em comunicado, a empresa explica que, no período em análise, o volume de faturação aproximou-se dos 15 milhões de euros, mantendo-se estável face ao ano anterior. Já o volume de adjudicações superou os 16 milhões de euros, um aumento de 6,2% face ao período homólogo.
A empresa entregou um total de 2.964 orçamentos, que resultaram em 650 adjudicações, com um valor médio por obra de 25.454 euros (mais 2,48% que no ano passado).
Os pedidos de obras dizem respeito sobretudo a habitações de tipologia T3 (44,5%) e T2 (37,87%). 55,62% dos pedidos dizem respeito a apartamentos e 43,87% a moradias, apenas 2,92% para espaços comerciais. A maior parte das obras dizem respeito a construções (41,93% do total), seguidas pela bricolage (19,57%) e remodelação geral (13,8%). 20% dos clientes recorreram a crédito para executar os trabalhos em causa.
Em paralelo, no primeiro semestre a Melom reforçou a sua rede de franchising, tendo assinado 18 novas unidades no primeiro semestre de 2025 (6 Melom e 12 QMACO) o que representa um crescimento significativo em relação às 7 unidades registadas no mesmo período do ano anterior. Atualmente, o grupo conta com mais de 100 unidades franchisadas a operar em Portugal.
Comenta Vasco Magalhães, Diretor Geral da Melom e QMACO "os resultados do primeiro semestre refletem a resiliência e a robustez do nosso modelo de negócio, mesmo num contexto económico desafiante. O crescimento nas adjudicações e a expansão da nossa rede de franchising confirmam a confiança dos clientes e parceiros na qualidade e inovação das soluções que oferecemos. Estamos entusiasmados com o futuro e comprometidos em continuar a liderar com serviços diferenciadores e presença nacional”.