A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabitat, uma empresa municipal de habitação, pretendem investir cerca de 85 milhões de euros na construção e requalificação de habitação social, no âmbito do arrendamento apoiado e no programa municipal de apoio ao arrendamento, de acordo com o Idealista/news.
O programa vai aumentar assim a oferta habitacional pública no concelho em mais de 1.500 casas. 57,2 milhões de euros vão ser investidos em soluções habitacionais de promoção municipal, onde será acrescido o valor investido no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, na ordem dos 5 milhões de euros. Em soluções habitacionais de promoção privada serão investidos 22,8 milhões de euros.
O objetivo passa por conceder «oportunidades a todos os cidadãos, de valorização das pessoas e da identidade local, de gestão autárquica financeira, com propósito ambientalmente sustentável, de promoção do bem-estar e da qualidade de vida», refere Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit EM, citada pelo Idealista/news.
Assim sendo, serão reabilitadas 400 habitações sociais municipais devolutas, e construídas 384 novas habitações, distribuídas por cinco conjuntos habitacionais, em diferentes locais do município, para atribuição em regime de arrendamento apoiado.