A MAP Engenharia e Construção concluiu a obra da Parcela A da Cooperativa Vale Formoso, em Marvila, contribuindo para reforçar a oferta de habitação cooperativa de qualidade e a preços mais acessíveis na cidade de Lisboa.
O Vale Formoso representa uma aposta em habitação moderna, funcional e integrada na comunidade, com soluções habitacionais acessíveis e padrões de qualidade equivalentes aos do mercado privado.
O empreendimento conta com um total de 63 apartamentos — 6 de tipologia T5, 32 de tipologia T3 e 25 de tipologia T2 —, com frações pensadas para responder a diferentes perfis familiares. A proximidade ao rio Tejo, ao Parque Ribeirinho do Oriente e a importantes eixos de mobilidade reforça a centralidade das habitações.
O projeto resulta de uma parceria entre a FENACHE e a Urbanização Cooperativa do Vale Formoso de Cima, com execução a cargo da MAP Engenharia e Construção.
Para a MAP, “este é também um projeto que materializa uma visão: contribuir ativamente para uma oferta habitacional mais equilibrada, onde o acesso a uma casa digna não é um luxo, mas um direito”. Diogo Abecasis, Co-CEO do MAP Group, afirma que “esta obra representa mais do que o cumprimento de um contrato; representa contribuir para um movimento com impacto real na vida das pessoas”, sublinhando que o objetivo foi criar “um espaço pensado para servir as famílias portuguesas, com qualidade e dignidade, reforçando a importância da habitação cooperativa no país”.
Também Manuel Tereso, Presidente da FENACHE, destaca a relevância do projeto num contexto em que o acesso à habitação é um dos principais desafios nacionais: “este projeto demonstra que é possível oferecer habitação de qualidade a preços mais acessíveis, sem comprometer o rigor e a dignidade da construção. A habitação cooperativa tem de continuar a ser parte da solução para o país, e este é um bom exemplo disso”.