Habitação Acessível

Lisboa quer construir 27 habitações na Estrada de Benfica

Lisboa quer construir 27 habitações na Estrada de Benfica
Fotografia de jeswin, Freepik.

A Câmara de Lisboa decidiu esta quarta-feira contratar, por concurso público, a construção de um edifício de habitação acessível na Estrada de Benfica, freguesia de São Domingos de Benfica, com 27 habitações, num investimento superior a 5 milhões de euros.

A construção está prevista para o edifício/terreno localizado na Estrada de Benfica, n.º 410 a 416, onde se pretende «promover a reabilitação do edifício existente, bem como a sua interligação com um novo edifício, a construir, num total de 27 fogos», lê-se na proposta subscrita pela vereadora da Habitação e Obras Municipais, Filipa Roseta (PSD), citada pelo Dinheiro Vivo.

A proposta foi aprovada por maioria, em reunião privada do executivo municipal. A proposta enquadra-se no objetivo de aumentar a oferta de frações municipais a preços acessíveis no centro da cidade, que foi definido como prioritário pelo atual executivo municipal.

Propõe-se assim construção de um edifício de habitação coletiva com oito pisos acima do solo, com 14 fogos de tipologia T2 e um fogo de tipologia T1, e «a reabilitação/reconstrução parcial do edifício com os n.ºs 410-416, que passará a dispor de 12 fogos (dois T0 + 10 T1) e uma loja», de acordo com a proposta, citada pelo mesmo meio.

No piso enterrado está prevista uma cave (comum aos dois edifícios), com 24 lugares de estacionamento automóvel e áreas técnicas, «mantendo-se a zona verde, atualmente existente a tardoz, como zona verde de acesso público». A contratação da empreitada será assegurada «com recurso a um concurso público».

Refira-se que, no início do atual mandato, Lisboa tinha cerca de 2.000 fogos devolutos, dos quais 1.400 geridos pela empresa municipal Gebalis e 600 património municipal disperso. Nestes últimos dois anos e meio, o município reabilitou mais de 1.000 fogos devolutos, segundo dados da autarquia.

PUB
PUB