Habitação

Licenças para obras de construção ou reabilitação aumentam 17,1%



                      Licenças para obras de construção ou reabilitação aumentam 17,1%

De acordo com a síntese estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no primeiro semestre deste ano houve um reforço da oferta de habitação, com a emissão de licenças de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais pelas Câmaras Municipais a aumentar 17,1%, face a igual período do ano passado.

Destacar as licenças para construção nova que registaram uma variação de 15,4%, também em termos homólogos. Em seis meses foram licenciados, só no que diz respeito a construção nova, 14.018 fogos.

A acompanhar esta dinâmica, destacam-se outros dois indicadores: o aumento do consumo de cimento (8,3%) e o crescimento do novo crédito à habitação (34,4%).

No primeiro semestre de 2021, o consumo de cimento no mercado nacional registou um aumento de 8,3%, em termos homólogos, para 1,9 milhões de toneladas.

E o novo crédito concedido pelas instituições financeiras para aquisição de habitação totalizou 7.178 milhões de euros, até junho de 2021, um montante que traduz um crescimento de 34,4%, face a igual período do ano transato.

Em junho, o valor mediano da habitação para efeitos concessão de crédito bancário apresenta uma valorização de 8,6%, em termos homólogos, em resultado de variações de 9,8% nos apartamentos e de 3,8% nas moradias, em termos homólogos.

PUB
PUB