Estatísticas

Indicadores confirmam dinamismo da Construção no 1º semestre



                      Indicadores confirmam dinamismo da Construção no 1º semestre
Fotografia de Freepik.

O setor da construção tem vindo a registar uma trajetória de crescimento sustentado, com uma evolução globalmente positiva ao longo do primeiro semestre do ano.

Segundo a Conjuntura da Construção da AICCOPN, destaca-se, em particular, o forte dinamismo do segmento das obras públicas. Entre janeiro e junho de 2025, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 5.894 milhões de euros, um aumento de 400 milhões face ao período homólogo de 2024.

Por sua vez, o volume de contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base ascendeu a 2.828 milhões de euros, correspondendo a um crescimento homólogo de 67%, considerando períodos temporalmente comparáveis.

Ao nível do licenciamento municipal, até ao final de maio, registou-se um crescimento de 22,5% na área licenciada para edifícios habitacionais e de 18,9% no caso dos edifícios não residenciais. Em termos de fogos licenciados em construções novas, o aumento foi de 26,3%, totalizando 17.120 alojamentos desde o início do ano.

Nos primeiros cinco meses do ano, os bancos concederam 9.124 milhões de euros em crédito à habitação (excluindo renegociações), o que representa um acréscimo de cerca de 2.589 milhões de euros, ou 39,6%, face ao período homólogo.

De acordo com a AICCOPN, esta forte dinâmica na concessão de crédito tem sido acompanhada por uma redução das taxas de juro, que registaram, em maio, uma descida de 99 pontos base em comparação com o valor observado no mesmo mês de 2024. Paralelamente, o valor mediano de avaliação bancária das habitações registou, em maio, uma valorização de 17,1%, em termos homólogos.

PUB
PUB