O novo complexo habitacional na Quinta da Baldaya, na freguesia de Benfica, com 266 casas para arrendamento acessível, vai custar cerca de 51,8 milhões de euros ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
De acordo com comunicado do IHRU, «o valor estimado da construção é de 43.579.000 milhões de euros + IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação, financiada no âmbito do PRR, seja de cerca de 51,8 milhões de euros, incluindo o valor do terreno, incluindo o valor do terreno».
O local a intervir situa-se nas antigas instalações do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária. Com uma área de 30.287,57 metros quadrados, o projeto prevê a construção de 266 fogos para arrendamento acessível destinados sobretudo a habitação, mas também a comércio e serviços, informou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
O concurso de conceção lançado pelo IHRU, onde foram apresentados 29 trabalhos, teve como vencedor a proposta apresentada pela empresa Paulo David – Arquiteto, Lda, com coordenação do arquiteto Paulo David Abreu Andrade.
De referir que o concurso conta com a assessoria da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos e com a colaboração do município de Lisboa.