No âmbito do acordo de colaboração entre o IHRU, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Município da Figueira da Foz, já são visíveis no terreno os avanços das obras de construção e reabilitação para a criação de um Parque Público de Habitação a rendas acessíveis.
No total, serão construídas e reabilitadas 148 habitações, num investimento superior a 22,4 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia (NextGeneration).
Entre as operações em andamento, destaca-se a reabilitação de 24 habitações nos Blocos 1 e 2 da Avenida Dr. Joaquim de Carvalho, a par da construção de mais 12 no Bloco 3. Na Rua de Mortágua, está prevista a edificação de 24 novas habitações no Bloco 4, enquanto a Rua dos Combatentes da Grande Guerra verá a recuperação de 13 fogos.
No núcleo da Várzea, estão a ser erguidas 14 habitações, ao passo que na Rua José da Silva Fonseca, a intervenção incide na reabilitação de cinco imóveis. Também a Rua da República será alvo de obras, com a renovação de 10 habitações, e a Rua 10 de Agosto contará com 13 fogos reabilitados. Já na Rua dos Bombeiros Voluntários, os trabalhos envolvem a recuperação de 11 habitações.
Por fim, o projeto do Hotel Hispânia encontra-se na fase de adjudicação e prevê a criação de 22 habitações.
Estas operações visam aumentar a oferta pública de habitação em arrendamento acessível, para dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre.