Empresas

Hub Criativo do Beato abre em 2022

Hub Criativo do Beato abre em 2022

Depois de vários atrasos, o Hub Criativo do Beato deverá (finalmente) abrir portas em meados do próximo ano. Quase todos os edifícios já têm ocupantes, mas Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, acredita que ainda existe espaço para uma “fábrica de unicórnios”.

O projeto foi inicialmente apresentado em 2016, mas a sua inauguração tem vindo a sofrer vários atrasos. Chegou a estar prevista para 2019, ou para o primeiro trimestre de 2020. O novo autarca visitou recentemente o local, e prometeu agilizar processos para conseguir resultados mais rápidos, explicando que «o grande problema da gestão é pôr as pessoas a trabalhar em conjunto, acho que é uma coisa que faço bem», afirmou aos jornalistas nessa visita.

As obras de infraestruturas do Hub Criativo do Beato são da responsabilidade da Câmara de Lisboa, incluindo novas redes de gás, água, esgotos, eletricidade, iluminação ou zonas verdes, trabalhos que arrancaram em fevereiro de 2020. José Mota Leal, gestor do projeto, justifica o atraso explicando que «não havia rigorosamente nenhuma informação disponível” sobre o estado das infraestruturas».

O edifício de 11.000 metros quadrados cedido à incubadora de empresas Factory foi o primeiro a entrar em obras, e deverá abrir portas em março de 2022. Os edifícios para comércio e restauração também já estão em construção

Miguel Fontes, diretor da Startup Lisboa, refere que o modelo de construção seguido passa por cada entidade ser responsável pela reabilitação, um processo que «está a avançar a ritmos diferentes. A Covid-19, obviamente, impactou a todos os níveis e atrasou alguns destes projetos», diz citado pelo Público e pelo idealista/news, salientando que «ainda não foi descoberto um modelo [no setor da construção] em que não haja derrapagens».

PUB
PUB