Deverá abrir na Páscoa de 2024 o novo Hotel Plaza Central, a mais recente aposta do grupo Hoti Hotéis na cidade de Braga.
Fruto de um investimento de 16 milhões de euros, este deverá ser o segundo hotel da marca em Braga, consolidando a posição do grupo na cidade. Terá 106 quartos, spa, piscina exterior, bar, restaurante, claustro e sala de reuniões.
Alvo de análise e provação por parte da Direção Regional da Cultura Norte (DRCN), o projeto prevê a adaptação do edifício do século XVIII contíguo ao antigo Recolhimento das Convertidas, situado na Avenida Central, preservando as características arquitetónicas, e a construção de um novo edifício de estilo contemporâneo. Prevê ainda a cedência de 1.530 metros quadrados da área do terreno ao domínio público, para a criação de uma área verde.
A apresentação oficial do projeto decorreu esta segunda-feira, numa ocasião em que esteve presente Manuel Proença, Presidente do Grupo Hoti Hotéis, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Rosário Rodrigues, arquiteta projetista.
«Quando olhamos para este projeto e para a sua implementação na zona envolvente, percebemos que é um instrumento de verdadeira regeneração urbana. Não é só o edifício que vai ser reabilitado, mas sim toda esta envolvente que, graças ao jardim público que vai ser criado, vai dar a oportunidade aos bracarenses e a quem nos visita de conhecer todo este espaço, assim como os logradouros dos edifícios contíguos com a interação que será criada», referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação.
De acordo com o autarca, «este projeto é uma boa notícia para a cidade de Braga. Ter um grupo económico que se disponibiliza para investir este valor é sinal que o turismo de Braga alimenta o retorno para este tipo de investimento e que, ao longo dos últimos anos, a cidade se tornou um dos principais destinos turísticos da região, do país e da Europa».
Atualização às 14h13 de 30 de março com mais informação