A Câmara da Guarda adjudicou a construção de uma residência de estudantes com 128 camas, por 4,5 milhões de euros. O projeto consiste na remodelação da antiga residência feminina da Gulbenkian, situada na Rua António Sérgio, que acolhe atualmente o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.
O presidente da Câmara, Sérgio Costa, disse à agência Lusa, citado pelo jornal beira.pt, que o empreendimento vai ser financiado em 85% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o restante sairá “dos cofres do município”.
O edifício vai ficar disponível, no outono, com a transferência deste organismo para as antigas instalações da Associação Comercial da Guarda, no centro histórico, que estão a ser remodeladas para o efeito pela autarquia.
A residência de estudantes da Rua António Sérgio foi aprovada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, no âmbito da segunda fase do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo PRR.
“Este investimento é absolutamente fundamental para o Politécnico da Guarda e para a cidade. Estamos a falar em 128 camas. É uma obra para iniciar a todo o gás para que a sua construção possa ser uma realidade dentro dos prazos do PRR e entrar em funcionamento durante o próximo ano”, adiantou Sérgio Costa, citado pelo mesmo meio. O autarca revelou ainda que a empreitada foi adjudicada, por unanimidade, “a uma empresa da Guarda, a Isidro Pires da Silva Construções”.