O campus do dstgroup, em Braga, recebeu uma visita oficial de Iñaqui Carnicero, Secretário-Geral da Agenda Urbana, Habitação e Arquitetura do Governo de Espanha. A deslocação inscreve-se num esforço conjunto para aproximar os dois países em torno dos grandes desafios da habitação e da regeneração urbana.
Com o objetivo de conhecer de perto os projetos de construção industrializada que estão a ser desenvolvidos pelo grupo português, a visita serviu também para lançar as bases de uma futura aliança ibérica para os desafios da habitação, numa altura em que Portugal e Espanha enfrentam crescentes pressões para responder à crise habitacional e à regeneração urbana.
Em destaque esteve o Living Lab, atualmente em construção na sede do dstgroup, em parceria com a equipa de Norman Foster, uma das principais referências da arquitetura internacional, esteve no centro das atenções, uma vez que estão já concretizadas diversas soluções de construção totalmente industrializada, sob a alçada da nova marca do grupo, a Zethaus. Também as duas unidades industriais em construção no campus do dstgroup, uma iniciativa que juntou os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, mereceram o seu destaque nesta visita.
Durante o encontro, foi também debatida a criação de um Instituto Ibérico da Construção Industrializada, bem como formas concretas de cooperação entre os dois países nesta área estratégica, essencial para responder com escala, inovação, sustentabilidade e rapidez aos desafios urbanos do presente e do futuro.
“Foi uma honra termos recebido o Secretário-Geral da Agenda Urbana, Habitação e Arquitetura do Governo de Espanha, Iñaqui Carnicero, para lhe mostrarmos o estado de arte da construção industrial no dstgroup, no âmbito da agenda mobilizadora R2U e, através do nosso projeto ZETHAUS, falarmos do pensamento que temos para o futuro do setor”, comentou José Teixeira, presidente do dstgroup.
“A experiência do dstgroup representa um modelo exemplar. A sua capacidade para integrar processos industrializados com propostas arquitetónicas de alta qualidade — como demonstra a colaboração com figuras de referência internacional como Norman Foster, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura — mostra o caminho que devemos seguir: o de uma industrialização que não sacrifica o design, mas sim o potencia”, enfatiza Iñaqui Carnicero, Secretário-Geral da Agenda Urbana, Habitação e Arquitetura do Governo de Espanha.