Habitação Acessível

Gondomar constrói 125 novas casas acessíveis num investimento de 14,5 milhões



                      Gondomar constrói 125 novas casas acessíveis num investimento de 14,5 milhões
Fotografia de Freepik.

No âmbito da sua Estratégia Local de Habitação, a Câmara Municipal de Gondomar aprovou esta quarta-feira, em reunião do executivo, cinco propostas que permitirão reforçar a oferta habitacional no concelho, com a construção de 125 fogos a custos controlados, destinados ao arrendamento acessível. 

Estas intervenções representam um investimento global de 14,5 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa 1º Direito, em articulação com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O plano prevê a construção de um edifício de habitação multifamiliar com 54 fogos na Rua Paulo da Gama, em Rio Tinto (abertura de concurso público); construção de um edifício de habitação multifamiliar com 18 fogos na Rua Almada Negreiros, em Baguim do Monte (abertura de concurso público); e a construção de um edifício de habitação multifamiliar com 18 fogos na Rua da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, em Fânzeres (adjudicação da empreitada).

Além destas intervenções, está prevista a construção de um conjunto habitacional em banda com 28 fogos na Rua Campo Alto, em Belo Horizonte (São Pedro da Cova), cuja empreitada já foi adjudicada, bem como a edificação de outro conjunto habitacional, também em banda, com 7 fogos na Rua José Coelho da Silveira, na mesma zona, igualmente com adjudicação aprovada.

 

O município tem também em curso a requalificação do Conjunto Habitacional das Casas Amarelas, em S. Cosme, que contempla a criação de 24 novas habitações e representa um investimento de 3 milhões de euros. Foi ainda recentemente concluída a reabilitação de 36 fogos do Parque Habitacional Social Municipal, com um investimento de 200 mil euros.

Alinhada com os princípios do Programa 1.º Direito, a Estratégia Local de Habitação de Gondomar assenta na reabilitação de edifícios devolutos, na aquisição e construção de habitação, bem como na mobilização de entidades do terceiro setor e de beneficiários diretos.

PUB
PUB