A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia e líder na descoberta, engenharia e produção de anticorpos, vai ter um novo centro de investigação no Porto.
A construtora Garcia Garcia é responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela execução desta obra, que deverá ser concluída durante o mês de maio.
Junto à Avenida AEP, uma das principais artérias de entrada na cidade do Porto, este projeto terá uma arquitetura «arrojada, que pautará a paisagem envolvente e contribuirá para renovar a linha urbana da entrada no Grande Porto. Esta marcante arquitetura teve como inspiração a identidade da Fairjourney Biologics», descreve a construtora.
«O projeto de arquitetura desenvolveu toda a fachada do edifício com inspiração no anticorpo IgG1, uma das fontes do trabalho de investigação da biotecnológica portuense. Assim, foi concebida uma fachada irreverente, marcada pela imponência dos painéis pré-fabricados de betão branco tridimensionais, destacados por vários pontos de luz. Este projeto possibilitou à Garcia Garcia desenvolver e criar pormenores arquitetónicos relacionados com o core business do cliente, o que se traduziu num resultado final esteticamente singular», pode ler-se em comunicado.
Num total de 7 pisos, este centro de investigação será composto por várias áreas funcionais, nomeadamente 140 laboratórios, foyer, salas de reuniões e áreas sociais, além de pátios exteriores e espaços ajardinados na fachada do edifício.
O edifício será equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental. Foram ainda aplicadas soluções de pavimentação exterior permeáveis, cobrindo grande parte da área com relva. Outra premissa passou por manter as árvores que já existiam no local, tendo sido adotadas medidas de conservação e proteção das mesmas durante a execução da obra.