A Engexpor está a reforçar a sua atividade no Brasil com a entrada recente de uma dezena de grandes empreitadas no seu portefólio de projetos sob gestão, dando um contributo decisivo a um mercado que deverá representar cerca de 25% dos 16 milhões de euros de faturação que a empresa estima alcançar em 2023.
A maior obra que a empresa está a acompanhar diz respeito à construção do complexo solar fotovoltaico que a Enel Green Power Brasil está a desenvolver em Arinos, no estado de Minas Gerais. O parque fotovoltaico ocupará uma área total de 1.203 hectares, será constituído por mais de 1 milhão de painéis solares e, quando concluído, terá uma capacidade instalada de 607 MW.
Este complexo - que está em fase inicial de desenvolvimento com conclusão prevista para 2024 - é já o sexto projeto de energia renovável que a Engexpor realiza para a Enel Green Power Brasil, subsidiária da Enel Green Power, uma das maiores empresas de energias renováveis do mundo e líder na produção de energia “verde” no mercado brasileiro.
No setor dos transportes, a Engexpor ganhou a gestão dos projetos e das obras de sete aeroportos operados pela Vinci Airports na região Norte do Brasil, após esta empresa ter ganho a concessão dos mesmos. Localizam-se nas cidades de Manaus, Tefé e Tabatinga (Amazonas), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Acre), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima) e a sua renovação e expansão, que deverá terminar no último trimestre de 2024, irá aumentar a capacidade do tráfego aéreo e melhorar a segurança destes equipamentos.
«A dimensão do território brasileiro permite-nos continuar a crescer e reforçar a nossa atividade num mercado com enorme potencial e, sobretudo, possibilita-nos atuar em obras de grande escala e em setores que, em Portugal, estão agora a assistir a um dinamismo muito interessante», refere Miguel Alegria, Presidente e CEO da Engexpor.
Um desses setores é o das energias renováveis, nomeadamente a solar e eólica, no qual, adianta o responsável «estamos muito bem posicionados para capitalizar a vasta experiência do Brasil nos projetos que têm sido anunciados para o mercado nacional. Também no setor aeroportuário, estamos convencidos de que podemos alavancar todo o nosso track record para futuros projetos», conclui Miguel Alegria.
O setor do turismo acolhe mais duas obras da Engexpor no outro lado do Atlântico e uma delas realiza-se na maior atração turística e símbolo da cidade do Rio de Janeiro. O Bondinho Pão de Açúcar - complexo turístico que inclui a Praia Vermelha, o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar e que é interligado por um teleférico - vai contar com uma nova tirolesa. O equipamento vai interligar o Morro da Urca e o Morro Pão de Açúcar e será executado com quatro linhas paralelas, que irão percorrer uma distância aproximada de 750 metros e vencer um desnível de aproximadamente 200 metros.
Em Porto Seguro, a Engexpor assumiu a gestão de projeto e obra de uma nova ampliação no Club Med, que irá acrescentar 10 villas a este exclusivo resort localizado no Sul do estado da Bahia, após ter acompanhado, em 2019, a sua total renovação e extensão.
A empresa está ainda a participar na remodelação e/ou expansão, de um total de 10 Shoppings localizados maioritariamente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.