Estatísticas

Custos de construção de habitação nova subiram 11,5% em dezembro



                      Custos de construção de habitação nova subiram 11,5% em dezembro

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,5% em termos homólogos, uma subida de 0,1 pontos percentuais face ao mês de novembro de 2022. Construir uma casa nova em Portugal está, assim, mais dispendioso, de acordo com os dados disponibilizados pelo INE esta quarta-feira.

Em dezembro de 2022, o preço dos materiais e o custo da mão de obra registaram, respetivamente, variações homólogas de 15,3% e de 6,1%, revela o Instituto Nacional de Estatística.

Conforme os dados avançados pelo INE, o cimento, o betão pronto, as madeiras e derivados de madeira, os mármores e produtos de mármore e o consumo de produtos energéticos verificaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

A taxa de variação mensal do ICCHN, numa análise da variação em cadeia, foi de -1,3% em dezembro. O custo dos materiais diminuiu 0,4% e o custo da mão de obra 2,6%.

No conjunto de 2022, o ICCHN apresentou uma variação média de 11,9%, valor superior em 6,2 p.p. ao registado para 2021. Entre os materiais que mais influenciaram esta variação estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos dos preços de cerca de 60%.

PUB
PUB