O valor representa uma subida de 0,6 pontos percentuais face a 2024, refletindo sobretudo o encarecimento da mão de obra.
De acordo com o INE, em dezembro de 2025 a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) fixou-se nos 4,0%, menos 0,9 pontos percentuais do que em novembro. Os preços dos materiais de construção apresentaram uma variação homóloga de 0,8%, abaixo dos 1,2% registados no mês anterior, enquanto o custo da mão de obra aumentou 7,7%, menos 1,5 pontos percentuais face a novembro.
A evolução do índice foi maioritariamente influenciada pelo custo da mão de obra, que contribuiu com 3,6 pontos percentuais para a variação homóloga do ICCHN. Já os materiais tiveram um contributo de 0,4 pontos percentuais, também inferior ao registado em novembro.
Em termos mensais, o ICCHN registou uma variação negativa de 0,7% em dezembro de 2025. A descida foi impulsionada sobretudo pela mão de obra, que contribuiu com -0,5 pontos percentuais, enquanto os materiais contribuíram com -0,2 pontos percentuais para a variação mensal do índice.
Em 2025, a variação média anual do ICCHN foi 4,0%, tendo o índice de materiais registado uma variação média anual de 0,9% e o de mão de obra de 7,7%.