Estatísticas

Crescimento da produção na construção desacelera para 2,6% em agosto



                      Crescimento da produção na construção desacelera para 2,6% em agosto
Fotografia de freestockcenter, Freepik.

O índice de produção na construção desacelerou 0,4 pontos percentuais, para um crescimento homólogo de 2,6% em agosto, resultado particularmente influenciado pela evolução da construção de edifícios, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira.

A construção de edifícios cresceu 3,5% em agosto, um ritmo ligeiramente abaixo do registado em julho (menos 0,5 pontos percentuais). Já a engenharia civil aumentou 1,3% no mês em análise, o que representa uma pequena desaceleração face ao mês anterior (menos 0,1 p.p.).

Em agosto, o índice de emprego abrandou 0,9 pontos percentuais, para um crescimento homólogo de 2,3%. O índice de remunerações acelerou 0,8 pontos percentuais, fixando-se em 7,8%.

De acordo com o INE, o índice de emprego registou uma variação mensal de -1,0%, face aos -0,1% observados em agosto de 2024, enquanto as remunerações apresentaram uma queda de 10,6%, uma ligeira melhoria face aos -11,2% verificados no mesmo mês do ano anterior.

PUB
PUB