No ano em que celebra 20 anos de existência, a Coporgest acaba de anunciar os seus primeiros passos no setor da hotelaria em Portugal. O seu primeiro hotel, o Lisbon Chiado Hotel & Spa, abre já em setembro na zona do Chiado, em Lisboa, fruto de um investimento superior a 20 milhões de euros. É também o seu 20º projeto imobiliário.
O boutique hotel de 5 estrelas situa-se no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, próximo do Teatro da Trindade. Resulta da reabilitação profunda de dois edifícios situados frente ao teatro, que dão origem a 24 quartos, 16 suítes, rooftop bar, restaurante com esplanada, spa com piscina e sala de eventos. Foram preservados três painéis de azulejos da fachada original de um dos edifícios. O investimento total, incluindo a aquisição do imóvel, a construção e decoração, rondou os 20 milhões de euros.
Nova abertura em Tróia
Um segundo projeto hoteleiro da Coporgest está já em andamento na Península de Tróia, integrado no Comporta Beach & Golf Resort. Outro hotel de 5 estrelas, tem inauguração prevista para 2027. Este resort vai incluir 37 moradias, 71 apartamentos turísticos e este hotel de 58 quartos.
20 anos de atividade
A promotora imobiliária fundada e detida por Sérgio Ferreira tem capital 100% nacional e celebra este ano os seus 20 anos de atividade. Ao longo deste tempo, a Coporgest já construiu cerca de 250 frações residenciais, a maior parte delas no centro histórico de Lisboa, num investimento acumulado que ronda os 440 milhões de euros.
Para assinalar o marco, a empresa reuniu parceiros, colaboradores e amigos para a apresentação de um livro comemorativo, que reúne memórias e celebra a história da equipa e do portefólio de projetos desenvolvidos ao longo das duas últimas décadas.
Um dos marcos que a promotora destaca nos últimos anos é a criação da marca Lisbon Best Apartments, já em 2012, que detém e/ou gere um conjunto significativo de apartamentos na cidade, todos eles situados em edifícios construídos pela empresa. A operação começou com dois edifícios, totalizando 13 apartamentos. Três anos depois, o número subia para 45 e, em 2018, já eram 55 apartamentos, todos destinados a alojamento local.
“Foi esta estratégia definida e clara desde o início - crescer de forma sustentada e equilibrada - que nos permitiu, ao longo destes 20 anos, sermos uma empresa reputada e reconhecida e que, de forma muito consistente, tem recuperado património urbano de relevância patrimonial e histórica na cidade de Lisboa, e sobretudo nas localizações mais nobres da capital”, afirma Sérgio Ferreira em comunicado de imprensa.
Acrescenta ainda que “a empresa começou com apenas dois colaboradores e conta atualmente com 30. A previsão é atingir os 100 colaboradores até ao final de 2027, quando estiver concluído o empreendimento da Comporta”. Esta equipa, explica, gere todas as fases dos projetos, desde a conceção, acompanhamento da obra, vendas e assistência pós-venda. “Conseguir desenvolver 20 projetos em 20 anos, alguns de grande envergadura e complexidade, só foi possível graças a uma cultura interna de rigor, eficácia, paixão, determinação e resiliência diante dos desafios”.