A empresa espanhola Construcía prepara-se para arrancar a construção de um novo complexo turístico sustentável na zona da Comporta, o B-Água.
Com 4.000 metros quadrados, o projeto será implantado numa propriedade de 18,6 hectares. Terá 15 alojamentos independentes, 4 villas, um centro de bem-estar, espaço polivalente e restaurante. A construção deverá começar ainda em dezembro.
Este será um «centro turístico de baixíssima densidade construtiva concebido em torno do modelo de circularidade sustentável, desde os planos até à posterior recuperação dos materiais, passando pela exploração do próprio complexo», refere a empresa citada pelo idealista/news.
Arturo Fernández, CEO e fundador da Construcía, explica que «a família proprietária desejava preservar esse legado natural para as gerações futuras e o projeto B-Água será uma referência no território para gerar um impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente. Não é apenas mais um projeto, mas um novo conceito».
O B-Água pretende ser um protótipo do que será a construção circular no setor do turismo nos próximos 10 anos. A Construcía aposta neste tipo de construção, e pretende exportar para Portugal a sua metodologia para uma construção mais sustentável. Neste projeto, contou com o parceiro Eco Intelligent Growth, empresa de consultoria especializada em economia circular, para elaborar um projeto que cumpre todos os requisitos europeus.
Arturo Fernández explica que «combinamos o Level (s) com o modelo de economia circular da nossa metodologia Lean2Cradle®, desde o design até o uso futuro dos recursos usados. A nossa metodologia construtiva permite-nos eliminar a geração de resíduos e maximizar os benefícios ambientais».