Empresas

Construção e imobiliário entre os setores com maior número de novas empresas

Construção e imobiliário entre os setores com maior número de novas empresas

A construção e atividades imobiliárias e o comércio e outros serviços concentraram mais de 75% das novas aberturas de empresas em 2021, mostram os Estudos sobre Estatísticas das Empresas do INE. Estes setores são logo seguidos das entidades de natureza jurídica, com 67%.

Os setores Outros Serviços, construção e atividades imobiliárias, comércio e alojamento e restauração registaram os valores mais elevados do número médio mensal de nascimentos de sociedades. O número médio de nascimentos mensais começou a crescer em 2021, mas ainda não iguala os valores de 2019, ressalva o INE.

Entre fevereiro e junho deste ano, registou-se o maior crescimento do número de empresas ativas dos últimos 4 anos, numa subida de 19,9%. O valor mensal máximo para este período foi atingido em junho de 2021, com 892.597 empresas.

Os setores dos transportes e armazenagem e da informação e comunicação, além dos Outros Serviços, registaram as taxas de natalidade médias mensais mais altas durante o período em análise.

As maiores subidas registaram-se na Área Metropolitana de Lisboa e no Norte, duas regiões que representaram, em média, 65,6% do número total de nascimentos de empresas no período de referência.

PUB
PUB