Entre janeiro e agosto, o montante global de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos totalizou 4.224 milhões de euros, o que representa um importante crescimento de 77%, quando comparado com os 2.382 milhões de euros apurados no mesmo período do ano anterior. É o que revela o Barómetro das Obras Públicas, desenvolvido pela AICCOPN.
Os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 1.514 milhões de euros até agosto, valor que traduz um acréscimo de 31% em termos homólogos. Neste seguimento, o diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados tem vindo a agravar-se, situando em cerca de 2.710 milhões de euros, desde o início do ano.
Quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, neste período ascenderam a milhões de euros, o que traduz um aumento de 33% em termos homólogos.
Até ao final do mês de agosto, o montante global de contratos de empreitadas celebrados totalizou 2.021 milhões de euros, montante que corresponde a um acréscimo de 34% face ao valor apurado no mesmo período do ano anterior.