Os dados constam do Barómetro das Obras Públicas – janeiro de 2026, divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.
De acordo com o relatório, ao longo de 2025 foram promovidos 7.321 concursos de empreitadas de obras públicas, correspondendo a um crescimento expressivo de 41% no número de concursos e de 21% no valor global, face a 2024.
No que respeita aos contratos de empreitada celebrados no âmbito de concursos públicos, e reportados no Portal Base, registou-se um aumento homólogo de 50%, para um total de 6.427 milhões de euros. Este crescimento foi fortemente impulsionado pela celebração do contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã, no valor de 1.661 milhões de euros.
O relatório evidencia ainda que o diferencial entre o valor dos concursos lançados e o montante de contratos celebrados na mesma modalidade atingiu 3.614 milhões de euros, refletindo a existência de procedimentos ainda em fase de adjudicação.
Relativamente às empreitadas adjudicadas por ajuste direto ou consulta prévia, verificconou-se igualmente um crescimento, embora mais moderado, com uma subida homóloga de 9%.
No total, os contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base alcançaram 7.568 milhões de euros em 2025, traduzindo um aumento global de 48% face ao ano anterior.