Entre janeiro e outubro, foram promovidos 6.620 concursos de empreitadas de obras públicas, no montante global de 9.164 milhões de euros. Face ao período homólogo, apuram-se aumentos de 56% em número de procedimentos e de 31% em montante. São os dados hoje divulgados no Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN.
Nos primeiros dez meses deste ano, o montante dos contratos de empreitada de obras públicas celebrados através de concursos públicos ascendeu a 5.859 milhões de euros, mantendo uma trajetória de forte crescimento, impulsionada sobretudo pela celebração do contrato da Linha de Alta Velocidade Porto–Oiã, no valor de 1.661 milhões de euros.
Relativamente às empreitadas de obras públicas adjudicadas por ajuste direto/consulta prévia, verificou-se também uma evolução positiva, embora mais moderada, com um crescimento de 11% em termos homólogos.
Globalmente, até ao final de outubro, o valor das empreitadas de obras públicas com contratos celebrados e registados no Portal Base fixou-se em 6.885 milhões de euros, o que representa uma variação positiva de 76% face aos 3.906 milhões de euros apurados no mesmo período do ano anterior.